La Pizza

La Pizza

La Pizza

A PIZZA é uma ARTE, é a expressão da CULTURA de um país,  é um produto artesanal único, obtido através da fermentação de uma mistura de farinha, água, fermento e sal. Simples assim? Não, para obtermos um produto de excelência, todo o processo para fazer uma PIZZA depende de técnicas de trabalho, ingredientes selecionados, proporções corretas, equipamentos adequados e muita dedicação de um PIZZAIOLO PROFISSIONAL, com estudo, habilidade manual e muita experiência!

A pizza é um dos alimentos mais difundidos e populares do mundo, uma das pequenas-grandes obras primas da cozinha italiana e sua história é longa e incerta, ligada à história do pão, que inicia aproximadamente 3000 a.C. em local não bem definido do Mediterrâneo quando descobriram como utilizar o fermento. 

As primeiras pizzas eram feitas somente com massa, sal, azeite e especiarias e surgiram em Nápoli para saciar a fome dos trabalhadores de rua que tinham pouco tempo para se alimentar, comiam com as mãos e em pé pois precisavam de um alimento completo, rápido e barato. No século 18, com a chegada do tomate na Europa (vindo do Peru), ele começou a ser inserido na alimentação e colocado sobre a massa de pizza. 

Em 1889, o Rei da Itália Humberto I de Savoia e sua Rainha Margherita, em férias em Nápoli, queriam provar a especialidade local conhecida como “alimento dos pobres”, então o pizzaiolo napolitano Raffaelle Esposito preparou uma pizza com molho de tomate, mozzarella e manjericão, ingredientes que formavam a cor da bandeira italiana (verde, branco e vermelho). A pizza foi muito apreciada pela Rainha, que escreveu uma carta de agradecimento e elogios a Raffaele, então, para agradecer do modo que podia, ele batizou a pizza com o nome de Pizza Margherita, o qual foi imediatamente adotado por todos os outros pizzaiolos e se difundiu pelo mundo.

A pizza, na Itália, é considerada uma refeição leve, nutriente e saudável, seguindo as recomendações da “Dieta Mediterrânea”.

Conforme a região italiana, mudam os costumes, hábitos alimentares e produtos, é por este motivo, que ao longo dos anos, foram surgindo pizzas diferentes e estas são determinados pela maneira como são feitas e as proporções de ingredientes:

Pizza Napoletana – redonda, fermentação em temperatura ambinete (min. 12h), assada diretamente na pedra do forno a lenha entre 430-480 C° de 60 a 90 segundos, bordas grossas e altas, mais macia, feita com sabores tradicionais napoletanos e pouca quantidade de ingredientes.

Pizza Clássica Italiana – é a pizza mais difusa em todo o território italiano, redonda, com longa fermentação (min.48hs), assada diretamente na pedra do forno a lenha, massa mais crocante, feita com sabores tradicionais italianos.

Pizza al Taglio Romana – pizza feita em forma retangular, tradicional de Roma, assada em forno elétrico, a gás ou a lenha, a massa é mais alta e macia por dentro e crocante por fora, vendida em pedaços, por peso, os sabores variam conforme a pizzaria e é coberta com uma maior quantidade de ingredientes.

Pizza al Trancio o in Teglia – pizza feita em forma redonda, assada em forno elétrico, a gás ou a lenha, a massa é mais alta e macia, vendida em fatias, os sabores variam conforme a região e é coberta com uma maior quantidade de ingredientes.

Calzone – pizza fechada, em formato de meia lua, com recheios diversos conforme a região.

Focaccia – massa alta e macia, coberta com azeite, sal e alecrim. Pode ser coberta com outros ingredientes conforme a região, mas sempre em pouca quantidade, para realçar o sabor da massa e se tornar leve para ser consumida como aperitivo ou pequeno lanche.

Schiacciatta – massa muito fina e crocante, coberta com azeite, sal e alecrim ou outras especiarias. Consumida como aperitivo e acompanhamento de saladas.

Pinsa Romana – tem a forma oval ou retangular arredondada nos cantos, utiliza vários tipos de farinha na mesma massa, longa fermentação, assada em forno a lenha ou elétrico, não tem sabores definidos e tradicionais.

NEWSLETTER

Inscreva-se em nossa newsletter e receba as novidades

Rolar para o topo