Rúcula

Rúcula

Existem vários tipo de RÚCULA, sendo que a espécie mais cultivada no Brasil é a Eruca sativa, representada principalmente pelas folhas largas. Elas se diferem quanto ao formato da folha que podem ter bordas lisas até bastante recortadas.

Rúcula de folha larga

Atualmente utilizamos a Rúcula Selvática que distingue-se da rúcula comum pelo fato das suas folhas serem estreitas e serrilhadas. É uma rúcula difícil de encontrar no Brasil mas muito comum na Itália. Seu sabor é muito agradável e ligeiramente picante.

Rúcula Selvática

A rúcula é um verdadeiro superfood, pois contém 17 nutrientes essenciais para a saúde, com um mínimo de calorias. É uma das verduras mais ricas em fibras, cálcio, ferro, potássio, fósforo e vitaminas de todos os grupos, em particular C e do grupo B.

A propriedade mais conhecida e apreciada na antiguidade era aquela afrodisíaca, de fato, era a planta dedicada a Priapo, deus mitológico simbolo da fertilidade e virilidade.

Na Itália, a rúcula é consumida não somente como salada, mas faz parte de pratos de massas, risotos, carnes, pizzas, sanduíches, entre outros.

Rúcula
Rolar para o topo